A importância de registrar sua marca

Uma empresa é formada por diversos patrimônios, entre eles, um dos mais importantes, com certeza é a sua marca, afinal, é através dela que sua empresa é distinguida das demais. E ela precisa de atenção e todo cuidado, afinal, sua marca pode gerar lucros de forma indireta ou direta, pelo simples fato de representar um elo entre seu negócio e os seus clientes. 

Mas o que é define uma marca?

Marca é considerado todo signo que represente, distingue ou identifique serviços ou produtos. É através de sua marca que o seu negócio é diferenciado entre seus concorrentes. Ela é uma espécie de referencial em relação a qualidade das empresas. Por isso a necessidade de proteger a sua marca. 

Como proceder para registrar a minha marca?

Registrar sua marca é respeitar o primeiro patrimônio de sua empresa. Uma forma de protege-la de sua concorrência e dos copiadores. Quando uma empresa começa a se destacar no mercado e, consequentemente, a crescer. Algumas empresas que começaram a crescer em seu ramo de atividade, tiveram que ter seus nomes alterados justamente por problemas com suas marcas.  

Criar o nome de uma empresa quando se está montando negócio é algo simples, mas, mudar o nome de uma empresa depois de anos de atividades, conhecimento e autoridade no mercado, é outra completamente diferente. 

Para registrar sua marca, é muito simples: tudo que precisa é entrar em contato com uma empresa que preste esse tipo de serviço. Ela lhe orientará a respeito de alguns detalhes técnicos que precisarão ser ajustados e preparados para proteger sua marca junto aos órgãos competentes. 

Uma marca registrada, garante ao seu proprietário, total segurança e exclusividade em solo brasileiro, mas, também pode ser ampliado para mais de 137 países, pelo fato do Brasil ser membro da Convenção de Paris de 1883.  

Muitas empresas não registram suas marcas devido aos custos desse tipo de serviço, entretanto, é preciso encarar o registro de sua marca como um investimento. Por exemplo, para proteger seus negócios, muitas empresas instalaram alarmes para proteger seu investimento. Com o nome, deveria acontecer a mesma coisa, registrarmos para proteger a forma como o mercado nos conhecerá. 

Quais os tipos de marcas existem?

Nominativa:

são formadas por uma ou mais palavras, podendo ter números, alfabeto romano ou arábicos;

Figurativa:

formada por qualquer tipo de figura, imagem ou forma estilizada, podendo ser letras, números ou até mesmo, ideogramas. Neste caso, o registro protege o desenho e não as palavras que possam fazer parte, por isso a necessidade de apresentar uma marca mista;

Mista:

formada por letras, números e símbolos;

Tridimensional:

que apresente forma plástica, que represente uma embalagem ou produto; nesse caso, a marca deve ter capacidade claramente distintiva, porém, não estar associada a nenhum efeito técnico.

Marcas que já registramos

Proteja sua empresa, proteja sua marca

É de extrema importância ter sua marca registrada, afinal, como já dissemos, é assim que todos a distinguem das demais. Uma marca que reflita a personalidade e profissionalismo da empresa, podem trazer ótimos resultados e ainda, abrir novos horizontes, por isso a necessidade de garantir que seu nome, sua marca, seja exclusivamente, de sua empresa. Pense nisso. 

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